Título: Arafat em 'estado crítico'
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 28/10/2004, Internacional, p. A8

Piora saúde do líder palestino e triunvirato é nomeado para governar a ANP

RAMALA, Cisjordânia - Até ontem à noite, o líder palestino Yasser Arafat se encontrava em ''estado crítico'', conforme anunciou o dirigente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) Hassan Abu Libdeh. Segundo Abu Libdeh, secretário do Gabinete palestino, o estado de saúde de Arafat se deteriorou após a ceia do Ramadã.

- Ele já vinha tendo problemas nos últimos dias, incluindo nas últimas seis horas, e agora está em estado crítico - disse Abu Libdeh.

A rádio pública de Israel informou mais cedo que Arafat, de 75 anos, havia perdido a consciência por várias horas no quartel-general da ANP em Ramala, onde é mantido virtualmente preso desde dezembro de 2001. A direção da ANP negou que o líder palestino tivesse ficado inconsciente em algum momento.

Diante da situação, o governo israelense autorizou a remoção de Arafat para ser atendido ''onde quiser'', mas não deu detalhes sobre a volta do palestino. O ministro israelense da Defesa, Shaul Mofaz, já havia autorizado a viagem de uma equipe de médicos jordanianos para examinar Arafat, cuja remoção para um hospital era estudada ontem.

Um responsável palestino, que pediu para não ser identificado, informou que as forças de segurança palestinas estão em estado de alerta diante da situação.

- Os membros dos serviços de segurança foram chamados para seus postos, onde permanecerão em estado de alerta - afirmou. - A situação é grave e amanhã vamos analisar o que fazer, junto com a direção da ANP - completou.

Mais tarde, a ANP anunciou que Arafat teria nomeado um triunvirato para governar a entidade no caso de ele ficar impossibilitado. O triunvirato é formado pelo secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Mahmoud Abbas (Abu Mazen), pelo primeiro-ministro da ANP, Ahmed Qorei (Abu Alá), e pelo chefe do Conselho Nacional Palestino, Saleem Al Za'noun. Abbas e Qorei estiveram no QG em Ramala ontem.

O principal assessor de Arafat, Nabil Abu Rudeina, disse que uma junta médica que incluia um neurologista examinava o presidente na noite de ontem. O palestino tinha sido submetido a uma endoscopia.

- Uma equipe de médicos tunisianos e palestinos o está examinando - informou Rudeina em uma nota lida ontem para a imprensa. O dirigente alertou que Arafat ''precisa de repouso porque está muito cansado''. Suspeita-se que o jejum do período do Ramadã tenha piorado a saúde do presidente da ANP que vinha de uma gripe forte e de problemas estomacais.

O presidente egípcio, Hosni Mubarak, e o rei Abdullah II, da Jordânia, também ofereceram equipes médicas para atender Arafat.

Moradores de Tulkarem saíram às ruas para pedir que a população reze pela vida do líder palestino.

EM mais um sinal da gravidade do estado de Arafat, a mulher dele, Suha é esperada hoje em Ramala. Suha, que mora em Paris, atravessará o rio Jordão pela ponte Allenby procedente da Jordânia para chegar à Cisjordânia.