Título: BB inicia ''devassa'' interna
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 16/08/2005, País, p. A4

Depois da demissão do diretor de Marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, que teria recebido dinheiro do empresário Marcos Valério, a instituição financeira decidiu fazer uma ''devassa'' nos contratos da área de marketing, na empresa Cobra Tecnologia, da qual o banco é acionista, e no Banco Popular do Brasil.

O presidente do BB, Rossano Maranhão anunciou a ''devassa'' e informou que 38 auditores estão trabalhando há 30 dias na análise de todos os contratos da diretoria de Marketing. Os resultados da auditoria deverão ficar prontos em meados de setembro e os casos de irregularidades serão encaminhados ao Ministério Público. Dez funcionários já foram exonerados.

O BB suspendeu temporariamente as ações de marketing. O banco prepara, para o final de setembro, uma licitação para substituir os atuais contratos de publicidade. O contrato com a DNA Propaganda, empresa de Marcos Valério, foi cancelado já foi cancelado.

O orçamento do banco para a área de marketing em 2005 é de R$ 140 milhões, dos quais cerca de R$ 100 milhões já foram gastos.

No Banco Popular do Brasil, subsidiária voltada para o atendimento da população de baixa renda, dez auditores estão investigando o uso indevido de cadastros de varejistas para inflar resultados da carteira de clientes.

O ex-deputado Geraldo Magela (PT-DF), presidente do Banco Popular, deverá deixar o cargo nas próximas semanas.