Título: Sistema acelera laudos
Autor: Waleska Borges
Fonte: Jornal do Brasil, 14/08/2005, Cidade, p. A23

Dos atendimentos feitos pelo Núcleo de Assistência às Vítimas (Navis) de Violência do Instituto Médico Legal (IML), entre agosto de 2002 e janeiro deste ano, 31% foram de crianças e adolescentes até os 13 anos. Eles representam 407 casos. O núcleo foi criado há dois anos para dar agilidade às investigações com emissão de laudos prévios. Além dos exames médicos, as vítimas são orientadas para a prevenção de doenças e assistência jurídica. Segundo Roger Ancellotti, diretor do IML, a criação do Navis evita injustiças tanto para a vítima quanto para o acusado. Depois da perícia médica, os laudos devem ser transmitidos, imediatamente, via fax às delegacias.

- O atendimento dinâmico do IML pode livrar um preso acusado falsamente de abuso de sofrer retaliações de outros detentos. Já o culpado pode ser mantido preso até antes da chegada do advogado - explica Ancillotti.

O Navis funciona 24 horas com a presença de oito voluntários. Segundo Ancillotti, as crianças e os adolescentes têm prioridade no atendimento. No arquivo do IML, durante os últimos dois anos, há centenas de fotos de menores envenenados, espancados e estuprados. Na maioria dos casos, os agressores foram os pais.