Título: Oposição pede reabertura das contas do presidente
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 18/08/2005, País, p. A2
Motivados pelo depoimento à CPI dos Correios do publicitário Duda Mendonça, o líder do PFL, José Agripino (RN), e o do PSDB, Arthur Virgílio (AM), entregaram ontem à Procuradoria-Geral da República o pedido para que as contas de campanha de 2002 do presidente Luiz Inácio Lula da Silva fossem reabertas.
Responsável pela campanha de Lula, Duda Mendonça afirmou aos integrantes da comissão ter recebido recursos de caixa 2 e dinheiro do exterior em conta registrada em paraíso fiscal, como pagamento pelos serviços prestados. A operação é proibida pela lei orgânica dos partidos políticos.
Para investigar a ''omissão das informações relacionadas aos valores depositados em contas de paraísos fiscais'', os senadores oposicionistas propõem uma ação de investigação judicial eleitoral.
Na representação, Agripino e Virgílio sugerem a requisição do depoimento do doleiro Antônio Oliveira Claramunt, o Toninho da Barcelona, prestado terça-feira em São Paulo, a uma subcomissão de integrantes da CPI dos Correios. Nas informações prestadas à comissão parlamentar, o doleiro afirmou ter operado remessas ao exterior para petistas.
A Procuradoria-Geral da República precisa acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que as contas sejam reabertas. Segundo a liderança do PFL, as investigações podem resultar na cassação do registro do PT e na inelegibilidade do presidente Lula.