Título: Brasília terá o mais completo livro de fotos
Autor: Soraia Costa
Fonte: Jornal do Brasil, 18/08/2005, Brasília, p. D8

Entre amanhã e domingo 45 fotógrafos terão 45 horas para fazer imagens da capital a partir de pautas pré-estabelecidas. O projeto é uma homenagem aos 45 anos de Brasília e fará parte da exposição Foto Arte 2005, que começa em setembro. Além da exposição, as fotos resultarão no mais completo livro de fotografia da cidade, que terá cerca de 225 peças. Fotógrafos de todas as regiões do País foram convidados para interpretar temas amplos e ligados ao cotidiano da cidade. Nomes como Evandro Teixeira (RJ), Orlando Brito (DF), Marcelo Greco (SP), Zig Koch (PR) e Guy Veloso (PA) mostrarão sua visão sobre os tópicos: amar em Brasília, Artes Cênicas em Brasília, as feiras, o céu, os parques, os palácios, a música, o trabalho e os imigrantes.

As pautas serão sorteadas na noite de hoje, no hotel Meliá. Cada artista receberá um assunto e terá até domingo para fazer entre 12 e 16 fotos que serão entregues à curadoria do evento para seleção. O livro receberá cinco imagens de cada fotógrafo. Para a Foto Arte 2005 será selecionada uma foto de cada.

- Queremos mostrar a visão dos fotógrafos de fora sobre a cidade e passar uma idéia de alegria para festejar os 45 anos de Brasília - afirma o fotógrafo Rui Faquini, um dos organizadores do projeto Brasília 45 anos por 45 Fotógrafos.

Segundo Faquini, a idéia de reunir vários fotógrafos não é original, mas sempre resulta em um trabalho ímpar. Como cada profissional tem uma linguagem própria, a troca de experiências e o intercâmbio de estilos são enriquecedores tanto para quem participa quanto para quem assiste à exibição. Cada artista mostra uma visão ímpar sobre o local fotografado. É possível, por exemplo, que um mesmo monumento seja usado na composição de temas distintos.

O projeto também tem um viés educativo. Os artistas serão acompanhados por monitores voluntários, que serão estudantes de fotografia e jovens fotógrafos.

- Como entre os convidados estão jovens promissores e velhos profissionais medalhões, a troca de experiência será interessante para todos - diz Faquini.

Foto Arte 2005 - A quarta edição da maior mostra fotográfica da cidade será inaugurada no dia 6 de setembro com a exposição Nexo, do argentino Marcelo Brodsky. O artista perdeu um irmão e foi exilado na Espanha devido à ditadura militar na Argentina. Ao regressar a seu país, decidiu recuperar sua identidade, a história de sua pátria e as marcas deixadas pelos atos de tirania, por meio de fotografias, imagens de arquivo, instalações e vídeos. A exposição mostra livros enterrados, bens recolhidos de prisioneiros e outras imagens do período pós-ditadura. A exibição acontecerá no Centro Cultural Brasil Espanha (707 Sul).

Karla Osório, curadora do evento, afirma que esta será a maior versão do Foto Arte. A participação estrangeira foi ampliada e a leitura de portfólios, que no ano passado aconteceu em um dia, este ano será realizada em três. Durante as leituras, os artistas dedicam cerca de 15 minutos para explicar seu trabalho. Depois disso os leitores se reúnem e escolhem os melhores trabalhos. Os dez artistas mais votados são convidados para participar da exposição Descobertas da Foto Arte. Os escolhidos este ano entram na exposição do Foto Arte 2006.