Título: Petebistas livres de cassação
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 17/08/2005, País, p. A7

BRASÍLIA - Quatro deputados federais do PTB que sofriam processo de cassação foram ontem absolvidos pelo Conselho de Ética da Câmara, por falta de provas. Alex Canziani (PR), Sandro Matos (RJ), Neuton Lima (SP) e Joaquim Francisco (PE) foram denunciados pelo PL no início do mês. Foi uma vingança contra o fato de o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, ter pedido a cassação do líder do PL na Câmara, Sandro Mabel, por suposto envolvimento no mensalão.

Tecnicamente, os processos nem chegaram a ser abertos. Foram descartados após uma análise preliminar do Conselho, que rejeitou sua admissibilidade. O arquivamento teve apoio unânime entre os 11 deputados presentes, de vários partidos.

Os quatro parlamentares disputaram, sem sucesso, a eleição municipal do ano passado. Foram acusados pelo presidente do PL, o ex-deputado Valdemar da Costa Neto (SP) - que renunciou há duas semanas ao mandato - de terem supostamente se beneficiado de R$ 4 milhões, não contabilizados, que o PTB recebeu do PT como ajuda para campanha. Os deputados negaram. As representações do PL não apresentavam provas e falavam em possível benefício, o que, no entender do Conselho, fazia delas peças muito frágeis. (FP)