Título: O modelo Palocci de encarar uma crise
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 22/08/2005, País, p. A4

A crise que há mais de cem dias varre a política brasileira ontem deu mais uma lição: encarar os problemas de frente é sempre uma boa forma de enfrentar as tormentas. Ao se colocar à disposição de um batalhão de jornalistas para uma entrevista de quase duas horas, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho, fez o que se espera de um homem público. Palocci ¿ que é alvo de graves denúncias ¿ fez o que muita gente do governo não teve coragem de fazer, e com isso ganhou a confiança do setor empresarial.

¿ Ontem foi um dia importante para o Brasil. O ministro Palocci deu umbom exemplo de como uma autoridade deve se comportar diante de uma grave crise ¿ avaliou o presidente da Confederação Nacional da Indústria, deputado Armando Monteiro (PTB-PE).

Ao trocar o silêncio pela fala, na opinião de Monteiro, Palocci mostrou que não está acuado e isso certamente terá um efeito tranqüilizador sobre a economia.

Sem parar Na opinião de Monteiro, tão grave quantos as denúncias que surgem a cada momento é o efeito paralisante que elas têm no governo. Por isso, ele defende uma trégua para que o governo e o Congresso possam levar adiante o que ele chama de ''agenda do bom senso''.

Com a palavra A Ordem dos Advogados do Brasil está oferecendo o plenário de seu Conselho Federal para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dê uma de Palocci e fale para a nação.

Lavanderia A CPI do Mensalão vai votar hoje requerimentos de acareação entre os principais personagens da crise. Se forem aprovados, as CPIs vão sair da fase de depoimentos e passar para a fase da lavagem de roupa suja.

Cara a cara Um das acareações é entre os deputados José Dirceu e Roberto Jefferson. Os integrantes da CPI também querem colocar cara a cara o publicitário Duda Mendonça e Marcos Valério e, em outra sessão, Delúbio Soares, Valério, o ex-presidente do PT José Genoino, Sílvio Pereira e Marcelo Sereno.

De olho no tempo A Fundação Cacique Cobra Coral e a agência de meteorologia Tunikito Meteorology Atmosphere and Ocena Ltda., da médium Adelaide Scrittori, acabam de fechar parceria com a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras do governo municipal de São Paulo.

Raios e trovões O objeto do contrato é o fornecimento de informações prévias em casos de calamidade, tais como inundações, secas, geadas, vendaval, tornado, granizo ou qualquer outra adversidade climática.

Para o bem Os portadores de necessidades especiais ganharam um pavimento de acessibilidade em frente ao anexo 2 do Congresso. Este é o primeiro trecho desenvolvido no Brasil de acordo com as normas internacionais de acessibilidade.

Portas abertas A doação foi feita pela Associação Brasileira de Cimento Portland e pela Comissão de Desenvolvimento Urbano. A inauguração será feita pelo deputado Leonardo Mattos (PV-MG), portador de deficiência física, que desde 2003 luta pela acessibilidade de deficientes ao Congresso.

Sob suspeita O deputado Alberto Fraga, da Frente Parlamentar pela Legítima Defesa, acha que a proposta de reduzir o tempo diário da propaganda do referendo é uma tentativa de prejudicá-los. Segundo Fraga, o objetivo é impedir que a população tenha acesso aos argumentos pró-comércio de armas.

Esperança Fraga acredita que, se a população for bem informada, vai votar a favor da venda de armas em 23 de outubro. A última pesquisa Ibope mostrou que 81% da população são a favor da proibição da venda de armas.

Quando setembro chegar, o governo vai anunciar o aumento dos recursos federais destinados à assistência social para este ano e para 2006. Também anunciará que mais municípios receberão dinheiro graças à efetivação do Sistema Único de Assistência Social.

Quando anunciar o aumento dos recursos, o governo também dará início a uma nova forma de levar o dinheiro à população mais carente, seguindo o modelo do Sistema Único de Saúde. Caberá aos municípios a administração dos recursos.

Dentro deste novo formato, os municípios que se mostrarem mais preparados para desempenhar tal tarefa serão os mais beneficiados.

Jogo Rápido

O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, participa hoje de um debate promovido pela Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Falará sobre Perspectivas para o Desenvolvimento Brasileiro. O evento será em São Paulo, no Clube Monte Líbano.

O deputado Jairo Carneiro, relator do processo do deputado Roberto Jefferson no Conselho de Ética da Câmara, apresenta a primeira parte do seu relatório esta semana. Mas ainda não será esta semana que ele dirá se é contra ou a favor da cassação de Jefferson.