Título: CPI cobra provas de Rogério Buratti
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 22/08/2005, País, p. A6

A CPI dos Bingos espera que o advogado Rogério Buratti apresente provas, em novo depoimento na próxima quarta-feira, dia 24, do suposto pagamento de propina pela empresa Leão Leão ao então prefeito de Ribeirão Preto Antonio Palocci. Por enquanto, está descartada a convocação do ministro da Fazenda pela comissão. Ex-secretário de Governo de Palocci e ex-diretor da empreiteira Leão Leão, Buratti disse ao Ministério Público Estadual, na última sexta-feira, que a empresa pagava R$ 50 mil por mês ao prefeito petista. O dinheiro era repassado, segundo ele, para o PT nacional. A Leão Leão tinha um contrato de coleta de lixo em Ribeirão.

O governo sabe que o futuro de Palocci depende, entre outros fatores, do novo depoimento de Buratti à CPI. Se ele não apresentar provas ou não der detalhes que convençam os parlamentares, o ministro ganha sobrevida.

Por enquanto, os integrantes da CPI se contentaram com as explicações dadas por Palocci ontem em entrevista coletiva, o que dispensaria sua convocação neste momento.

- Ele prestou esclarecimentos e mostrou-se seguro. Por enquanto, está fora de cogitação sua convocação. Isso vai depender do depoimento do Buratti - disse o relator, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).

Segundo o presidente da comissão, senador Efraim Morais (PFL-PI), já foram requisitados ao Ministério Público, à Polícia Federal e à Polícia Civil todos os inquéritos sobre o ex-assessor de Palocci e documentos relacionados às investigações.