Título: Oposição diz que PT tem medo de ouvir Dantas
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Jornal do Brasil, 19/08/2005, País, p. A3
O requerimento que transfere para a CPI do Mensalão a atribuição de convocar o banqueiro Daniel Dantas foi apresentado pelo deputado Carlos Abicalil (PT-MT). Dantas é acusado de ser um dos financiadores do esquema de corrupção comandado por Marcos Valério, por intermédio de três de suas empresas: a Brasil Telecom, a Telemig Celular e a Amazônia Celular. As três repassaram para as contas das agências DNA e SMPB aproximadamente R$ 145 milhões. Só a Telemig repassou R$ 90 milhões. - As empresas de Dantas, ao lado da Visanet, estão entre as principais financiadoras privadas das contas de Valério - afirmou a senadora Ideli Salvatti (PT-SC).
A oposição acusou o PT de ter medo de ouvir Dantas na CPI dos Correios, transferindo o depoimento para a ''CPI do Abafão''. Os governistas defenderam-se, alegando que, se for necessário, os parlamentares poderão apresentar outro requerimento convocando Dantas para depor.
- A nossa CPI dos Correios fará o cruzamento dos dados e das movimentações bancárias de Valério e Daniel Dantas. Se aparecer de fato a digital dele, o que é bastante provável, será inevitável que nós o convoquemos para depor - admitiu um petista.
Outros depoimentos estão previstos pela Comissão que investiga o mensalão. Entre elas estão os deputados José Mentor (PT-SP), o ex-chefe de gabinete da liderança do PP, João Cláudio Carvalho Genu, e Silvana Japiassú, secretária do ex-presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP).
A oposição não abriu mão de ouvir os depoimentos de José Genoino, do ex-assessor da Casa Civil Marcelo Sereno, do dono da empresa Garanhuns, José Carlos Batista e do ex-diretor do Departamento Nacional de Infra-estrutura Terrestre (DNIT) Sérgio Pimentel.