Título: Lando ataca ACM Neto e Lorenzoni
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Jornal do Brasil, 19/08/2005, País, p. A3
A temperatura da disputa política entre as CPIs subiu ontem quando o presidente da CPI do Mensalão, senador Amir Lando (PMDB-RO), prometeu encaminhar ao Conselho de Ética da Câmara representação contra Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA) e Onyx Lorenzoni (PFL-RS) por comentários dos deputados.
Lando ficou irritado ao saber, por meio do deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), que ACM Neto havia se referido à comissão como ''CPI do Abafão'', e Lorenzoni teria dito que ela seria um buraco negro.
''Repilo de pronto'', disse Lando, afirmando que não discutiria o assunto, apenas encaminharia ao Conselho de Ética.
Os comentários de ACM Neto e de Lorenzoni foram feitos depois que informações obtidas pela CPI dos Correios foram passadas para a do Mensalão.
Para adiar o depoimento do secretário do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Luiz Gushiken, na CPI dos Correios governistas alegaram que a prioridade é a reconvocação do ex-chefe do Departamento de Contratação e Administração de Material da estatal, Maurício Marinho, que teria confirmado à Procuradoria Geral da República que o presidente licenciado do PTB, Roberto Jefferson (RJ), comandava um esquema de corrupção.
Marinho, no entanto, desmentiu que tenha acusado o deputado Roberto Jefferson, ''ou qualquer outro parlamentar, de comandar esquema de corrupção em órgãos públicos''.