Título: Convidado de Lula fala da crise política
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 19/08/2005, País, p. A6

No momento em que evita falar da crise política em público, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pôde evitar ontem os comentários de um visitante sobre as dificuldades do governo. Durante o almoço oferecido pelo Itamaraty, o presidente de São Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes, falou da crise, que segundo ele ''tem atraído a atenção da nação brasileira e dos países que seguem o dia-a-dia político do país''.

Mesmo afirmando que não queria interferir em ''assuntos internos'', Menezes disse que desejava ''exprimir votos de confiança que o Estado brasileiro possa resolver o mais rapidamente possível a situação''. O presidente prosseguiu, afirmando seu desejo de que ''a democracia saia reforçada deste desafio e o povo brasileiro reencontre a tranqüilidade necessária para continuar seu processo de desenvolvimento sem abalar o crescimento econômico notável''.

Lula não esboçou reação durante os comentários de Menezes. Pouco antes, em um discurso sem improvisos, falou da importância de atuar de maneira harmônica para vencer problemas vividos no Brasil e na África:

- Se nos unirmos em torno de ações, podemos superar crises políticas, evitar guerras civis e poupar muitos da miséria e da fome.