Título: Presidente ''satisfeito''
Autor: Paulo Celso Pereira
Fonte: Jornal do Brasil, 23/08/2005, País, p. A2
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou a edição de ontem de seu programa quinzenal de rádio para dar sua primeira declaração pública sobre a entrevista do ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Lula disse ter ficado ''satisfeito'' com a entrevista, que o ministro demonstrou a ''segurança de uma pessoa inocente'' e deu ''a resposta que o Brasil precisava ouvir''. Em diferentes momentos do programa Café com o Presidente, Lula sinalizou sua preocupação com a reação do mercado financeiro para a resposta de Palocci às acusações de que recebia propina de empresa de lixo enquanto prefeito de Ribeirão Preto. Além disso, afirmou que tem sido tratado com um ''carinho excepcional'' nas seguidas viagens pelos estados, mas reconheceu que o país atravessa uma ''crise prolongada''.
- Fiquei satisfeito com a declaração do Palocci. A resposta mostrou, primeiro, a segurança de uma pessoa inocente. E mostrou a segurança de um homem que sabe que não vai permitir, em hipótese alguma, que a economia brasileira sofra qualquer abalo. O Palocci deu a resposta que o Brasil precisava ouvir. Mostrou a tranqüilidade de um homem que sabe o quer e, portanto, vamos tocar o barco.
Lula voltou a pedir paciência à população diante da turbulência política, na linha de que Executivo, Legislativo e Judiciário estão trabalhando para facilitar a investigação.
Por seguidas vezes deu recados ao mercado, afirmando que o Planalto vai trabalhar com ''tranqüilidade'' e ''serenidade'' para evitar o contágio da economia por conta da turbulência política e as denúncias contra diferentes esferas e integrantes do governo.
- O povo brasileiro tem de ter tranqüilidade, que estamos pensando no futuro deste país e vamos trabalhar com muita tranqüilidade e com muita serenidade para que o Brasil não permita que a crise política mexa na economia, cause qualquer problema ao processo de crescimento que estamos tendo.