Título: Mercado aposta em juro menor
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 23/08/2005, Economia & Negócios, p. A17

Depois de frustrar aqueles que, na semana passada, esperavam por uma redução nos juros, o Banco Central deve promover um corte de 0,5 ponto percentual na taxa Selic no mês que vem. A previsão é de um grupo de cem analistas de mercado consultados toda sexta-feira pelo próprio BC. Vale lembrar que a pesquisa foi feita antes das denúncias contra o ministro da Fazenda, Antonio Palocci.

Na última quarta-feira, o Comitê de Política Monetária do BC (Copom) decidiu manter os juros em 19,75% ao ano - a taxa está nesse nível desde maio. A expectativa do mercado é que a redução do mês que vem seja a primeira de uma série, com a Selic encerrando 2005 em 18% ao ano.

Mas, mesmo com a baixa, as instituições financeiras demonstram ainda ter dúvidas em relação à decisão do Copom no próximo mês. A divulgação da ata do encontro de agosto, na quinta-feira deve dar rumo mais claro ao mercado de juros.

Por ora, com a continuidade do aperto monetário, são cada vez mais baixas as projeções do mercado para a inflação. Neste ano, segundo os analistas consultados pelo BC, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve registrar alta de 5,34% - a previsão anterior era de 5,40%. Foi a 14ª semana consecutiva de queda nas estimativas do mercado, que estão cada vez mais próximas da meta de 5,1% fixada pelo Banco Central para 2005.

Já a projeção para o ano que vem registrou, pela segunda semana seguida, um ligeiro recuo: passou de 4,98% para 4,96%.

Do lado do crescimento da economia, não houve mudanças nas previsões. A expectativa continua sendo de uma expansão de 3% neste ano e de 3,5% no ano que vem - em ambos os casos, portanto, o desempenho esperado está abaixo dos 4,9% registrados em 2004.

Já as projeções para a cotação do dólar permanecem estáveis.