Título: Cobranças criticadas
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 24/08/2005, Internacional, p. A9

Enquanto a opinião pública britânica faz duras críticas à conduta da Scotland Yard, parentes das vítimas dos atentados de 7 de julho, em Londres, a defendem. Argumentam que os que condenam a ação da polícia no caso da execução do brasileiro Jean Charles de Menezes estão agindo ''em detrimento'' da luta contra o terrorismo.

- Estão desestimulando a investigação policial ao crucificar a polícia britânica e o chefe da Scotland Yard, Ian Blair, que trataram de fazer seu trabalho - afirmou ontem Dania Gorodi, irmã de Mihaela Otto, de 46 anos, que morreu na explosão do metrô, na linha de Piccadilly. - Mas foi um erro trágico. Temos agora que apoiá-los. É a luta contra o terrorismo que deveria ser o foco de atenção - completou.

Dania recebeu o apoio de outros parentes de vítimas.

Patrick Mercer, parlamentar do Partido Conservador, fez um apelo semelhante

- Ninguém deve distrair a polícia metropolitana para que esta possa prevenir outros ataques terroristas na capital ou em outras cidades do país - declarou à ITV News.

O deputado, no entanto, criticou a falta de um debate público na implementação da política de atirar para matar, autorizada pelo governo Tony Blair

- Quero saber como as regras de segurança mudaram e como têm sido adotadas. (ANSA)