Título: Cidades discutem seu futuro na capital
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 24/08/2005, Brasília, p. D4

Prefeitos de todo o país estão em Brasília nesta semana discutindo temas ligados à reforma urbana, como saneamento, regularização fundiária e parcelamento do solo. Durante a abertura da VI Conferência das Cidades ontem, o presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE) afirmou que a discussão é importante para resolver problemas do município. - Foi de conferências como essa que surgiu o Estatuto das Cidades. Essa discussão só traz benefícios para a sociedade brasileira - afirmou.

Segundo o deputado Júlio Lopes (PP-RJ), presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da casa, um dos principais pontos da conferência é a regularização fundiária.

- Regularizar o terreno de uma pessoa é como entregar- lhe a certidão de nascimento da cidadania. A sociedade já dispõe do arcabouço legal de acelerar a regularização fundiária no país, previsto no Estatuto das Cidades, o que o seminário quer fazer é chamar a atenção para as possibilidades abertas pelo estatuto. É importante que a sociedade defina essa questão como prioritária - afirma.

A deputada distrital Ivelise Longhi (PMDB), presidente da Comissão de Assuntos Fundiários era uma das representantes do Distrito Federal na conferência. Segundo Ivelise, a troca de informações entre as cidades é importante para encontrar soluções comuns.

- O problema fundiário do DF é muito complexo e deve ser resolvido o mais rapidamente possível. Viemos aqui apresentar nossos problemas e, quem sabe conversando com representantes de outros estados podemos encontrar meios de resolvê-los - afirmou

A deputada afirmou ainda que quer fazer um intercâmbio de informações entre a comissão da Câmara Legislativa e a da Câmara dos Deputados.

- Vamos manter um contato maior para acompanhar projetos que tramitam na casa e que são determinantes para resolver problemas também do DF - explica.

Mas a conferência não atraiu apenas pessoas ligadas à órgãos públicos. A arquiteta brasiliense Maria Alice Sampaio fez questão de participar do encontro.

- Eles vão tratar de assuntos do meu interesse, como regularização fundiária e acessibilidade urbana. Só espero que dessa vez a conferência termine em soluções práticas, e não apenas em falatório - afirma.

A Conferência das Cidades termina amanhã.