Título: Reforma agrária incomoda
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 25/08/2005, Internacional, p. A7

A reforma agrária na Venezuela, proposta pelo presidente Hugo Chávez, está esbarrando em um dos homens mais ricos da Grã-Bretanha. Lorde Vestey, dono do grupo empresarial de carnes Vestey, é um dos grandes proprietários agrários que prometem lutar para impedir que camponeses tomem suas terras. A desapropriação, segundo Chávez, faz parte de um pacote de medidas para ajudar os pobres. Na Venezuela, 80% das terras estão nas mãos de 5% da população, e 83% do povo estão abaixo da linha de pobreza. O rancho El Charcote ¿ próximo à capital Caracas ¿ faz parte do projeto.

O latifúndio pertence a família Vestey há quase um século. Há quatro anos, no entanto, os primeiros camponeses ocuparam as terras. Hoje, já são centenas que alegam terem direitos sobre a propriedade. Afirmam não serem invasores, mas trabalhadores honestos.

¿ Estamos reivindicando o que nos devem: a terra de nossos ancestrais ¿ disse à BBC, José Pena, de 67 anos, em El Charcote.

José faz parte de um grupo de cerca de 1500 pessoas que moram em casas provisórias no rancho. O latifúndio de 13 mil hectares tem um rebanho de 6.400 cabeças de gado.

Como parte da reforma, o governo da Venezuela promete pagar uma indenização para compensar a família Vestey, se esta conseguir provar legalmente que é dona da terra.

O administrador, Tony Richards, mantém o argumento de que aquela é uma propriedade particular comprada ¿de forma justa e honesta¿ há mais de um século. Para ele, os camponeses devem ir embora.

¿ A quantidade de sangue, suor e lágrimas que já foi usada nessa fazenda... Vê-la destruída em frente aos meus próprios olhos, todos os dias, e não poder fazer nada quanto a isso é de partir o coração ¿ comenta. ¿ Acho que a propriedade privada deveria ser respeitada em todo o mundo.

Mas Johnny Yanez, governador da província onde fica o rancho El Charcote, discorda:

¿ Temos que transformar nosso país, e a reforma agrária é um importante passo nesse processo ¿ diz o político que se tornou um herói, desde que, esse ano, distribuiu documentos oficiais autorizando os camponeses a se mudarem para El Charcote. O governo está agora de olho em duas outras fazendas de Lorde Vestey.