Título: Desemprego recua, em julho, a 19,1%
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 25/08/2005, Brasília, p. D3

O Distrito Federal registrou, no mês de julho, a menor taxa de desemprego desde janeiro de 2001: 19,1%. A Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal (PED), realizada pelo DIEESE, indicou queda pelo quinto mês consecutivo na taxa, que cai 0,4 pontos percentuais em relação a junho. Nesse período, foram gerados 8,5 mil novos postos de trabalho. Entretanto, 5,1 mil pessoas entraram no mercado de trabalho no último mês, o que representa uma diminuição real de 3,4 mil desempregados.

- Faltam pouco mais de 30 mil empregos para chegarmos a 1 milhão de pessoas ocupadas no DF, meta que, tenho certeza, iremos atingir até o final do ano - garante o secretário de Trabalho, Gim Argello.

O setor que mais gerou empregos em julho foi o de serviços: 10,1 mil postos. Indústria de transformação e construção civil também geraram empregos, mas o comércio registrou queda de 2,6 mil.

Argelo acredita que uma das principais causas do número crescente de empregos no DF é o aumento de novas empresas.

- Só em 2005, 4.305 novas empresas foram criadas no DF, 512 só em agosto. A nossa expectativa é criar outras 6 mil até o fim do ano - acredita.