Título: Valdemar ganha aposentadoria
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 26/08/2005, País, p. A2

O presidente do PL e ex-deputado Valdemar Costa Neto conseguiu garantir sua aposentadoria como parlamentar, em decisão da Câmara publicada ontem no Diário Oficial da União. Ele renunciou ao mandato em 1º de agosto por estar envolvido no suposto esquema de pagamento do mensalão. O ex-presidente do PT e ex-deputado José Genoino também já havia conseguido aposentadoria após as denúncias.

Valdemar Costa Neto, que estava no quarto mandato, receberá rendimentos de R$ 5.542 por mês, de acordo com a assessoria de imprensa da Câmara. Este valor corresponde a oito anos de contribuição feita por Costa Neto até 1997, quando valia a antiga regra de aposentadoria pelo Instituto de Previdência dos Congressistas, que previa contribuição de 30 anos para aposentadoria integral.

Estão computados ainda no valor da aposentadoria a contribuição por outros seis anos pelas novas regras, que elevaram o período para 35 anos.

Hoje, o salário como parlamentar na Câmara é de R$ 12.870 mensais. Caso Costa Neto, de 56 anos, seja reeleito deputado, o pagamento da sua aposentadoria será suspenso porque os rendimentos não podem ser acumulados.