Título: Fernando Henrique ironiza presidente
Autor: Karla Correia
Fonte: Jornal do Brasil, 26/08/2005, País, p. A3
O ex-presidente a Fernando Henrique Cardoso disse ontem ser muito difícil aceitar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tenha tomado conhecimento das irregularidades em seu governo. - Se Lula não viu nada, como pode ter chegado a ser presidente? - questionou, em entrevista à rádio CBN.
Fernando Henrique considerou ser difícil mostrar um desfecho para a crise, já que o PT foi muito atingido na sua credibilidade.
- Tudo vai depender de como o PT se compõe ou não se recompõe.
O ex-presidente comentou que o PSDB e o PT eram, até agora, os dois partidos capazes de aglutinar forças para concorrer a uma presidência da República.
- O jogo era entre PSDB e PT. Na medida em que um dos pólos fica com a perna quebrada, o sistema fica capenga.
Fernando Henrique acredita que mesmo os que nunca se iludiram com o PT vivem agora um período de desilusão -afirmou.
-Nos sentimos todos um tanto desiludidos. Não é possível terem feito tanta coisa equivocada e ninguém ter percebido. Será que o presidente Lula nunca viu nada?
Denominando os escândalos de corrupção no governo como ''paralisia do país'', o ex-presidente também disse não acreditar que a reforma política aconteça ainda este ano. Isto porque a lei determina que qualquer mudança para valer já a partir das eleições de 2006 tem que ser feita até, no máximo, o dia 30 de setembro.
- Nós perdemos este ano. Cada dia é um fato novo, dá a impressão de que é muita gente em práticas irregulares. A sensação é de que o Brasil está patinando, enquanto o mundo não está patinando.
Quanto à recomposição da base no Congresso, FHC afirmou não existir base nenhuma no momento.
- Não tenho dúvida. Não há base nenhuma. O que falta agora é a seiva, a crença. Política sem crença não funciona e o que há agora é descrença. No Senado também, o que se vê é um certo temor. Como se pode pensar em reforma tributária, se a reforma política já é um risco?
Ao comentar a última pesquisa realizada pelo Ibope, o ex-presidente disse que não ficou surpreso:
- Não me surpreendeu em nada. A queda de popularidade já vinha há algum tempo. Só aumentou um pouco.
Fernando Henrique alertou que o PSDB deve ter uma atitude cautelosa e não pensar que ''está tudo resolvido''.
- Política que vale a pena é você fazer o que acredita. Por que eu fui presidente? Porque acreditei no Plano Real e a população também. Tem é que apresentar um caminho de como é que o Brasil vai crescer, de uma forma realista.