Título: Fishlow defende reforma política
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 26/08/2005, Economia & Negócios, p. A18
Para blindar a economia brasileira dos efeitos de crises políticas como a atual, o economista e brasilianista Albert Fishlow, da Universidade de Columbia e do Center for Brazilian Studies, defende a adoção de uma reforma política que tenha o mesmo impacto, para o sistema político-institucional, do Plano Real para a economia. Fishlow, que participou ontem de um seminário no Rio, afirmou que a reforma permitiria ao governo ''sair da crise de forma positiva''.
- A partir da adoção do real, o Brasil conseguiu controlar a inflação por mais de uma década. A atual crise política não abalou a economia brasileira, mas o país deve aproveitar para fazer uma reforma política já. Uma reforma com os mesmos pilares do Plano Real, que tenha para a política brasileira o mesmo efeito que o Plano Real teve para a economia - afirmou o economista, que manifestou otimismo em relação ao futuro da economia do país.
Para Fishlow, hoje, a economia brasileira tem fundamentos sólidos o suficiente para resistir à especulação.
- No passado, o país estava com déficit comercial, mas atualmente está previsto um resultado positivo. Acho um pouco difícil imaginar a especulação vencendo, quando o país terá superávit comercial de US$ 40 bilhões e um balanço positivo na conta corrente de quase 2% - justificou.