
De Angelis: "Atitude leviana para atingir o Presidente" 

POLÍTICA 

 

E BRASIL QUINTA-FEIRA, 20 DE MAIO DE 1999 

     

Fraude no DO agita o Congresso 
Presidente se diz indignado Aliados se espantam 

com falso contrato 
de show da cantora 
Elba Ramalho para 
cpmemorar aniversário 
de Fernando Henrique 

urante três horas, na tar- 
de do ontem, o Congres- 
so viveu a perplexidade 

:fim a notícia de que a Sudam, _ter meio de um extrato de Mexi- 
gibilidade de licitação publicado 
no Diário Oficial, contratara a 
cantora Elba Ramalho para fazer 
urn show nas comemorações do 
atliversário do presidente Fer-
n.ando Henrique, em 18 de 

por R$ 800 mil, e o ex- , ;ministro Pele para fazer palestras 
$dpre futebol no exterior por R$ 
300 mil. Só perto de 18h o líder 
.40 PMDB, senador Jader Barba-., 

o (PA), leu na tribuna uma 
:ribta oficial da Sudam negando a 
veracidade dos contratos. Em 
seguida, o líder do Governo, Fer-
nando Bezerra, estreando no car-
go, informava que o Governo 
havia afastado uma funcionária 
administrativa da Sudam deten-
tora da senha que permitia trans-
mitir por correio eletrônico os 
:atos da Sudam para publicação 
no Diário Oficial. 

O movimento por causa dos 
dois contratos começou logo 
depois do almoço. No tapete ver-
de da Câmara, o deputado Mar-
celo Déda (PT-SE) tinha dezenas 
de cópias do Diário Oficial para 
'distribuir aos jornalistas. "Se é o 
Banco do Brasil que paga a publi-
cidade do Governo, pode até ser 
'que a Sudam promova as festas; 
são os esquemas de Governo", 
disse Déda. O assunto chegou ao 
Senado já com nova avaliação: 
vinha com o nome de José Artur 

Guedes Tourinho, superinten-
dente da Sudam, e afilhado polí-
tico do líder do PMDB, Jader 
Barbalho. Tourinho foí afastado 
do cargo, a pedido da Justiça, sob 
a acusação de ter tentado impe-
dir investigações sobre irregula-
ridades. Porém, a Advocacia 
Geral da União entrou com pedi-
do de liminar e obteve a garantia 
de sua volta ao posto - o que 
ocorreu há poucos dias. 

A essa altura, a líder do blo-
co das oposições, senadora 
Marina Silva (PT-AC), em apar-
te, fez a denúncia dos contratos, 
cobrando uma explicação do 
Governo. "Não nos consta que o 
aniversário do presidente da 
República seja parte da ritualís-
tica da Presidência, a ponto de 
ser bancada com recursos públi-
cos", disse a senadora. O sena-
dor Jader Barbalho foi, então, a 
seu gabinete buscar explicações 
na Sudam. Enquanto isso, na 
Câmara, o líder Artur Virgílio 
(PSDB-AM) afirmava que o 
Governo iria apurar sumaria-
mente o assunto. Segundo Vir-
gílio, o Governo avaliava duas 
hipóteses: boicote para atingir o 
Governo ou uma "tentativa pri-
mária de corrupção". 

Por volta de 18h, Jader Bar-
balho foi à tribuna ler a nota ofi-
cial da Sudam, negando a auten-
ticidade dos contratos e, ao mes-
mo tempo, cobrando explica-
ções do Governo. "O Diário Ofi-
cial não pode estar sujeito a 
brincadeiras de mau gosto, do 
contrário daqui a pouco sai 
publicado ato nomeando Salva-
tore Cacciola para o Gabinete 
Civil substituindo Clóvis Carva-
lho; Fernando Collor para a arti-
culação política, no lugar de 
Pimenta da Veiga; ou Francisco 
Lopes no lugar de Pedro Malan", 
disse Jader. "Isso é da maior gra-
vidade", continuou Jader, insi-
nuando que o objetivo daquela  

publicação era atingi-lo pois, 
segundo disse, há três anos, 
quando o PMDB propõs a cria-
ção da CPI dos Bancos, ele tam-
bém fora alvo de denúncias. 

Quando Jáder Barbalho 
começou a subir o tom de voz, 
fazendo tais comparações, o 
senador Antonio Carlos Maga-
lhães desceu da Mesa e ocupou 
sua cadeira de senador para 
pedir um aparte. "Vossa Excelên-
cia exagera nas comparações, 
mas coloca o problema de forma 
exemplar", disse Antonio Car-
los, para em seguida fazer a defe-
sa veemente do presidente Fer-
nando Henrique. 

O presidente do Congresso 
disse que o Governo comete 
erros, mas era bom ressaltar que 
no aspecto da honorabilidade a 
conduta do Presidente era impe-
cável. E fez questão de contar: 
"Certa vez, em São Paulo, fui à 
casa do Presidente. Posso dar 
meu testemunho que ele leva 
uma vida simples; sequer tinha 
um garçom para nos servir um 
café, o que foi feito pela esposa 
dele" , contou Antonio Carlos 
Magalhães. "Eu quis dar esse tes-
temunho até para ter autoridade 
para criticá-lo quando for o 
caso", disse ACM. 

Jáder Barbalho, retomando a 
palavra, disse então que não 
tivera a intenção de afirmar que 
o presidente Fernando Henri-
que estava envolvido naquele 
assunto. A partir daí, outros 
apartes foram concedidos a 
senadores governistas, até que o 
líder Fernando Bezerra infor-
mou que o Governo havia 
encontrado o responsável pelo 
ato - uma funcionária adminis-
trativa da Sudam que já havia 
sido afastada do cargo para as 
devidas investigações. 

CRISTIANA LOBO 
Repórter do JORNAL DE BRASÍLIA 

O presidente Fernando Henri-
que Cardoso se disse indignado 
com a publicação no Diário Oficial 
do edital em que a Sudam contrata-
ria a cantora Elba Ramalho e o ex-
ministro Pelé. "O Presidente ficou 
indignado porque é um fato grave 
que está querendo criar uma má 
impressão sobre a atuação de um 
órgão do Governo", avaliou o por-
ta-voz da Presidência, Georges 
Lamaziere. O presidente mandou 
abrir sindicância na Sudan e na 
Imprensa Nacional. 

Lamaziere argumentou que não 
há dúvida de que o documento seja 
falso porque, entre outras coisas, 
Fernando Henrique não costuma 
comemorar o aniversário com fes-
ta. "Os fatos, em si mesmos, são 
absurdos, pelo valor -- R$ 500 mil 
por uma palestra, R$ 800 mil por 
um show e são absurdos pelo 
fato de que o Presidente nunca 
comemorou o aniversário com 
show, com festa", disse o porta-voz. 

O titular da Secretaria de Políti-
cas Regionais, Ovídio de Angelis, à 
qual está subordinada a Sudam, 
contou que também foi tomado de 
surpresa com a divulgação da nota 
no Diário Oficial e que por causa 
da confusão, agora será mais previ-
dente. Ele garantiu que, a partir de 
agora, todos os documentos que 
forem remetidos ao Diário Oficial 
passarão por seu gabinete. "Essa 
foi uma atitude leviana, irrespon-
sável, com o objetivo de atingir o 
Presidente e a honorabilidade da 
instituição da Sudam", acredita 
Angelis. 

Todos os envolvidos no assunto 
também trataram de desmentir o 
quanto antes a notícia divulgada 
no Diário Oficial. O superinten-
dente da Sudam, José Artur Guedes 
Tourinho, em nota oficial, afirma 
que "ignora, por inteiro, a proce- 

dência das referidas contratações, 
ao tempo em que registra o seu 
repúdio a essa ignóbil tentativa de 
macular e comprometer a serieda-
de da instituição". 

A secretária de Administração, 
Cláudia Costin, também divulgou 
nota desmetindo o fato, já que os 
documentos a serem publicados no 
Diário Oficial são enviados pelo 
Sistema de Divulgação Eletrônica 
de Compras (Sidec) da Secretaria. 
A nota informa que os extratos 
3/99 e 4/99 foram cancelados e que 
a funcionária encarregada da publi-
cação foi afastada. "A publicação 
destes dois extratos caractariza 
indício de sabotagem e falta grave 
do servidor", avalia a nota. 

As assessorias de Elba Ramalho 
e Pelé também negaram ao Jornal 
de Brasília ter fechado contratos  

de prestação de serviços com qual-
quer órgão ligado ao Governo..:P 
produtor da cantora Elba Ramalhó, 
Alexandre Valentim, disse que 
nunca manteve qualquer contato 
para shows com a Presidência ' -da 
República. Segundo Valentin, até"o 
nome da empresa da cantora e«á 
errado no Diário Oficial. "A emjitë-
sa de Elba Ramalho é a Acauã Pro-
duções Ltda e não Elba Show;e 
Eventos, como está no editaYr:, 
comentou o produtor. A assessoía 
da Pelé Sports, em São Paull9, 
Roberta Resende, também negou:,a 
prestação de serviços da empresa 
do Rei do Futebol para o Governo. 
"Isso não existe, estamos surpresos 
com a informação'", disse Roberta, 

HELAYNE BOAVENTURA e 
JUAN DOMINGUES  
Repórteres do Jornal de Brasília 


