
`Financial Times' publica reportagem sobre as fitas 
Conjuntivite livra Malan de viagem a Londres e de ter que falar sobre o assunto 

Cassia Maria Rodrigues 

Correspondente 

• LONDRES. Principal jornal de negócios da Grã-Bretanha, o 
"Financial Times" publicou ontem as denúncias de que o 
presidente Fernando Henrique Cardoso teria aceitado fa-
vorecer um grupo na compra da Tele Norte Leste. Na pá-
gina reservada aos negócios das Américas, o jornal des-
taca que a rápida recuperação do Brasil, desde a desva-
lorização do real em janeiro deste ano, sofreu ontem um 
duro golpe político com a divulgação de fitas. 

"Em conseqüência, o real brasileiro sofreu urna rápida 
queda frente ao dólar (...) depois que se tornaram públicas 
as conversas do presidente em que este autorizava que 
funcionários públicos usassem seu nome para influenciar 
potenciais concorrentes na privatização", disse o jornal. O 
"Financial Times" conclui dizendo que as denúncias sur-
giram quando a popularidade do presidente registra seus  

índices mais baixos, depois da desvalorização do real e 
das dificuldades na coalizão governamental. 

Uma conjuntivite livrou ontem o ministro da Fazenda, 
Pedro Malan, do constrangimento de ter que responder a 
perguntas sobre o assunto em Londres. As fitas foram o 
prato do dia nas conversas entre investidores internacio-
nais e empresários ,  brasileiros, na da IV Quarta Conferên-
cia Brasil para Investidores, no Hotel Savoy. 

Marcos Caramuru, secretário de Assuntos Internacio-
nais do Ministério da Fazenda, só foi informado na véspera 
de que deveria voar para Londres, para representar Malan 
na conferência. Ele falou Sobre o cenário econômico bra-
sileiro, mas não escapou da pergunta de uma jornalista in-
glesa sobre a queda de popularidade do presidente e o su-
posto favorecimento ao consórcio do banco Opportunity. 

— Nós temos uma economia sólida, um Governo sólido 
e um presidente sólido. Poi ." isso, não atribuo muita ateu- 
ção a essas informações — respondeu ele. 


