Título: Erico Verissimo é o grande homenageado
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 26/08/2005, Brasília, p. D8

O escritor Erico Verissimo, um dos maiores nomes da literatura nacional, receberá uma homenagem especial na 24ª Feira do Livro. Se estivesse vivo, Verissimo comemoraria seu centenário no dia 17 de dezembro. O autor de Olhai os Lírios do Campo, O Tempo e o Vento e Incidente em Antares terá seus livros disponíveis em todos os estandes da feira. No espaço da Câmara do Livro a obra completa do autor estará à venda. Erico Verissimo participou da segunda fase do Modernismo, ao lado de Carlos Drummond de Andrade. A linguagem simples e direta e o profundo sentido de observação social, psicológica e de costumes são marcantes em sua obra. O autor escreveu em um período conturbado politicamente com a ditadura de Getúlio Vargas e a Segunda Guerra Mundial. Seus romances foram inovadores e inspiraram nomes como Gabriel Garcia Márquez.

O filho de Erico, Luis Fernando Verissimo, estará em Brasília no dia 30 para ter uma conversa informal com os leitores no Café da Cultura. Apesar de ter um estilo bem diferente do de seu pai, Luis Fernando se tornou grande escritor e conquistou público fiel com suas comédias da vida cotidiana.

Os sucessos dos contos de Luis Fernando Verissimo inspiraram peças teatrais e quadros de televisão. Os livros Comédias da Vida Privada e As Mentiras que os Homens Contam estão entre seus títulos.