Título: ''Temos vergonha sim'', diz Genro
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 28/08/2005, País, p. A6
Um partido envergonhado, em fase de reorganização, mas não morto. Este é o Partido dos Trabalhadores hoje, na visão do presidente nacional, Tarso Genro. Um discurso incisivo de Genro marcou o ato em defesa do governo Lula, realizado no Diretório Municipal do PT de São Palo, que reuniu cerca de mil pessoas na Casa de Portugal, no centro da cidade.
- Temos vergonha sim dos nossos erros, daqueles que saíram da ética partidária. São companheiros que erraram e vão ter de pagar. Mas não é a essas pessoas que são endereçadas as críticas e o circo político, armado em torno da crise. Estes senhores que agora cercam politicamente o nosso governo são os mesmos que governaram este país por 500 anos e só aumentaram as desigualdades - afirmou o presidente interino do PT.
Tarso Genro procurou mostrar otimismo, afirmando acreditar que o partido pode sair mais forte da crise política.
- Este é o momento dos fortes, que sabem que a luta pela transformação é cheia de erros, mas também está prenhe de autocrítica e de capacidade de mudança. Pensam que o PT está explodido, desmaiado, morto. O PT não está explodido, nem desmaiado, nem morto. Está reorganizando suas forças.
Tarso lembrou ainda que manter a esperança é dever de todos aqueles que sempre lutaram ''por uma sociedade mais justa''.