Título: Petroquímica puxa indústria
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 28/08/2005, Economia & Negócios, p. A18

A exploração de petróleo e a instalação do pólo petroquímico em Caxias são dois outros fatores de peso na análise do desenvolvimento industrial do Estado do Rio de Janeiro.

A PWR Mission Indústria Mecânica fornece componentes para plataformas de exploração de petróleo. Os atrasos na entrega de alguns projetos da Petrobras, principalmente a P-51 e a P-53, levou ao represamento de verbas no ano passado e à expectativa de aumento de faturamento até o final do ano.

- Quem tiver investimento em exploração e produção vai ver o faturamento crescer no segundo semestre - atesta Raul Eduardo Davi de Sanson, diretor da PWR, que comemora ainda a expectativa de fornecer componentes para os novos navios petroleiros que estão sendo licitados pela Transpetro.

- Não vamos aumentar o nível de emprego, mas os salários, além de terceirizarmos alguns serviços - completa Sanson.

Para a Firjan, o setor de petróleo ainda vai colaborar com a geração de empregos na Baixada II, uma das quatro regiões que projetam aumento do número de vagas industriais.

- O setor petroquímico representa 35% da amostra na Baixada II e a entrada em funcionamento do pólo em Caxias vai vir acompanhada de geração de empregos no setor - diz Luciana Sá, chefe da Assessoria de Pesquisas Econômicas da Firjan.