Título: Tempestade de força histórica
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 29/08/2005, Internacional, p. A7

O furacão Katrina é um dos mais poderosos que já golpearam os Estados Unidos. Segundo os registros, iniciados em 1851, somente três furacões de categoria 5 abalaram o país nos últimos 154 anos.

Andrew matou quase 30 pessoas ao atingir a Flórida em 1992. Camille deixou mais de 250 mortos em 1969, no Mississippi. Labor Day provocou a morte de 600 pessoas ao varrer os Keys, da Flórida, em 1935.

Os fortes ventos do Camille também atingiram Nova Orleans, em 69. Mas nunca na história foi registrada a passagem do olho de um sistema de tempestade como o Katrina por sobre a cidade de colonização francesa.

O Katrina se formou nas Bahamas (Atlântico Norte) na semana passada, e atingiu a Flórida na quinta-feira, arrancando árvores e derrubando linhas de eletricidade e uma ponte em uma estrada, além de causar extensas inundações. Sete pessoas morreram. Em um movimento surpreendente, o sistema voltou a ganhar força e retornou ao Golfo do México.

O Katrina foi o sexto furacão a atingir a Flórida desde agosto, quando começou a temporada de tempestades de vento. Ontem, 1 milhão de pessoas continuavam sem eletricidade, no Sul do estado. O alerta para furacão era vigente para para a costa do Golfo, entre Morgan City (Louisiana) e a divisa entre o Alabama e a Flórida.

Também no Alabama as autoridades deram ordem de esvaziamento das cidades litorâneas. O prefeito de Mobile, Michael Dow, advertiu que a inundação pode ser pior do que a que deixou o centro quase 3 metros submerso na passagem do furacão Georges, em 1998.