Título: Comissão luta para recuperar Baía de Sepetiba
Autor: Branca Nunes
Fonte: Jornal do Brasil, 29/08/2005, Rio, p. A14

Como tantas outras baías do Rio de Janeiro, a de Sepetiba agoniza há anos com a poluição e o assoreamento das águas. Para tentar reverter a situação foi criada, no ano 2000, a Comissão Pró-revitalização da Baía de Sepetiba. Formada por moradores e comerciantes da região, a comissão tenta encontrar soluções junto às autoridades para que a região, hoje conhecida como Bairro Fantasma, volte a ser chamada de Princesinha da Zona Oeste. Segundo Flávio Oliveira, um dos integrantes da Comissão, quase todo o comércio do entorno da Baía, que já foi um dos mais rentáveis, faliu, as casas de veraneio estão à venda e os pescadores artesanais não conseguem mais sobreviver da pesca.

Segundo a associação, a maior vitória até agora foi a publicação, no Diário Oficial do governo do estado, em 24 de agosto de 2004, de um decreto afirmando que teriam início as obras de recuperação ambiental da Baía.

- A Baía de Sepetiba não tem nenhum projeto concreto de despoluição, ela é um dos exemplos da falência do sistema fluvial fluminense - afirma o ambientalista Sérgio Ricardo, membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu - O problema não é a falta de recursos, mas o mau gerenciamento deles.