Título: FH: ''PT tem medo de mim ''
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 30/08/2005, País, p. A6

Negando novamente sua candidatura à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso respondeu ontem aos petistas que o criticam pelo fato de opinar sobre a crise política. - Parece que o PT tem mais medo de mim do que de todo mundo. Toda hora que eu falo dizem que não tenho autoridade para falar. Meu Deus do céu, parece que ficam tremendo. Faço análise, muito mais do que crítica - afirmou o ex-presidente.

As declarações foram feitas pouco antes de ele participar do debate Globalizando a Democracia & Democratizando a Globalização, um dos realizados ontem em São Paulo pelo Clube de Roma, organização internacional que analisa problemas mundiais de longo prazo.

Fernando Henrique, que governou de 1995 a 2002, afirmou que, neste momento, a oposição está ''limitando os danos'' ao governo.

- O PT fez o estrago nele mesmo, teve conseqüência no governo e agora estamos limitando os danos no próprio governo, não queremos criar embaraços - disse, ressaltando que o país precisa de partidos fortes e que um deles é o PT.

- Os petistas que façam um esforço para salvar a própria história e ajudar a todos nós. Não estou aqui para querer que o PT se arrebente.

A negativa de FH sobre uma nova candidatura ao Planalto teve de ser refeita ontem. O governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP), mediador do encontro, anunciou o ex-presidente como um acadêmico que já foi ''duas vezes presidente da República, por enquanto''. Ao tomar a palavra, FH brincou:

- A bondade do povo brasileiro me pôs lá duas vezes. E chega, viu, Geraldo.