Título: Esquerda corrobora decisão
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 30/08/2005, País, p. A7

Se existe consenso da esquerda do PT em se unir contra o Campo Majoritário em um eventual segundo turno nas eleições do partido, não houve para comentar a retirada da candidatura de Tarso Genro à presidência da sigla. Tido como um dos favoritos na disputa, Plínio de Arruda Sampaio comemorou a desistência de Tarso:

¿ Agora está mais nítido. O Berzoini é um homem claramente do Campo Majoritário, um homem que tem uma idéia mais truculenta do que o Tarso. O que quero derrotar é o Campo Majoritário, por isso, para mim ficou ótimo ¿ declarou ontem, logo antes de falar no evento ¿Plantão da crise¿, que acontece toda segunda-feira na sede da Universidade Cândido Mendes. Ontem, o evento reuniu, além de Plínio, os intelectuais de esquerda Wanderley Guilherme dos Santos, Miguel Reale Jr. e Cândido Mendes.

Candidato pela Articulação de Esquerda, o atual terceiro vice-presidente do PT, Valter Pomar, atacou:

¿ O fracasso de Tarso expõe a crise brutal do Campo Majoritário ¿ disse Pomar.

O presidente interino do PT, porém, foi defendido por Raul Pont, representante da Democracia Socialista:

¿ Manifesto minha solidariedade à decisão. Sua posição foi coerente com o estatuto e a ética partidária.

Pomar critica a tentativa de Tarso de formar uma ¿nova maioria conservadora¿ no partido, expurgando alguns membros envolvidos nos escândalos mas mantendo as políticas do Campo Majoritário:

¿ Fracassou a tática de fazer uma renovação conservadora. O Campo é isso aí que nos levou a essa brutal crise.

O candidato ilustra sua crítica com o que chama de ¿política do bode¿:

¿ O Tarso fez uma manobra, buscou imputar o problema a uma parte do Campo Majoritário para dizer que era possível reciclar por dentro. Tentou construir uma maioria por dentro. Isso fracassou. É a política do bode. Tira-se o bode e a sala fica limpa. Tarso não conseguiu tirar o bode da sala. Descobriu que o bode faz parte da sala.

Já a defesa de Tarso foi lida por ele próprio enquanto anunciava a retirada da sua candidatura. Ele mostrou uma carta que lhe foi entregue e escrita por Pont, apoiando sua atitude.

¿ Infelizmente, a renúncia de Tarso demonstra que José Dirceu e Delúbio Soares não só não foram afastados do PT como continuam controlando o Campo Majoritário.

Pont defendeu o afastamento dos envolvidos.

¿ Quem está envolvido em denúncias graves como estas não pode ter o direito de ser votado nem o de votar.