Título: Duras críticas à 'falta de transparência'
Autor: Ricardo Rego Monteiro e Rafael Rosas
Fonte: Jornal do Brasil, 30/08/2005, Economia & Negócios, p. A17

A Federação Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Fentac) considera que o discurso dos atuais administradores da Varig não passa de ''chantagem''. Para o presidente da Fentac, Celso Klafke, há outras empresas interessadas na compra do Grupo Varig, o que torna discutível a venda fatiada posta em prática pelo Conselho de Administração.

- O preço acertado pela VarigLog é vil e por isso impedimos a venda. Temos consciência de que a situação é difícil, mas estamos dispostos a conversar com todo mundo para evitar o prejuízo dos trabalhadores. A quebra da Varig não é boa para ninguém - afirmou Klafke.

O presidente da Fentac é duro nos ataques e afirma que a permanência dos atuais gestores não contribui para amenizar a crise de caixa por que passa a companhia. Na semana passada, a Fentac e o administrador judicial da companhia protocolaram pedidos de afastamento dos conselheiros por falta de transparência na reestruturação.

- Os 'notáveis' estão há quatro meses no comando, não conseguiram negociar nada e agora dizem que a venda da VarigLog é a única saída - atacou Klafke.

Graziella Baggio, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) lembra que a liminar não impede a venda pura e simples, mas apenas a concretização do negócio que foi fechado.

- Uma proposta que garanta o pagamento dos créditos trabalhistas não está proibida. O problema é que o próprio administrador judicial foi o primeiro a questionar a transparência deste negócio - lembrou.

A falta de transparência também foi citada por Márcio Marsillac, coordenador do Trabalhadores do Grupo Varig (TGV) que organiza o recebimento de procurações para ajudar na determinação do número exato de trabalhadores que seriam credores da companhia aérea.

- Um problema como esse ocorre onde falta negociação. Eles (o atual Conselho de Administração) tentam fazer tudo isoladamente e de forma pouco transparente, o que acaba levando ao confronto - ponderou. (R.R.)