O Estado de São Paulo, n. 46637, 25/06/2021. Política p.A6

 

Rivais preparam 'superpedido' de impeachment

 

Tulio Kruse

 

Um grupo que reúne partidos e movimentos sociais decidiu protocolar na próxima quarta-feira um pedido unificado de impeachment que reúne acusações de ao menos 22 crimes diferentes contra o presidente Jair Bolsonaro. Chamado de "superpedido" de impeachment por alguns dos signatários, o documento foi elaborado a partir da análise dos mais de cem pedidos de impedimento que já foram protocolados na Câmara.

A iniciativa reúne um amplo espectro de partidos e figuras políticas, que vai das siglas da esquerda até ex-aliados de Bolsonaro. A primeira reunião organizada para discutir o documento contou com a participação dos deputados Joice Hasselmann (PSL-SP) e Alexandre Frota (PSDB-SP), que deixaram a base de apoio ao governo e hoje são críticos ao presidente.

A frente reúne ainda PSOL, PT, PDT, PV, Rede Sustentabilidade, Cidadania, Central de Movimentos Populares (CMP), União Nacional dos Estudantes (UNE) e Movimentos dos Trabalhadores SemTerra (MST), entre outros. Todas essas entidades já protocolaram algum pedido de impeachment desde 2019, e o documento que será protocolado reúne todas as situações relatadas nos pedidos anteriores.

A entrega do "superpedido" à Câmara será acompanhada de uma manifestação em Brasília, na próxima quarta-feira. O ato tem como objetivo pressionar o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), a analisar o pedido. Parte dos organizadores também tem promovido os protestos nacionais contra o presidente.