Título: Bush diz que reparos vão levar ano
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 01/09/2005, Internacional, p. A9

Presidente sobrevoa região atingida e fica impressionado com a extensão dos danos do Katrina

WASHINGTON - O presidente George Bush fez ontem pronunciamento em cadeia nacional para falar do Katrina. Foi um discurso rápido, em que prestou contas ao país das providências que o governo está tomando para socorrer as vítimas do furacão Katrina e fez uma previsão pessimista ao admitir que as obras de recuperação vão levar ''anos''.

- Aquelas pessoas vão precisar da ajuda desse país por muito tempo. Vai ser um caminho difícil. Os desafios que temos que enfrentar são sem precedentes.

Joe Albaugh, um dos responsáveis pela operação de emergência montada após os atentados de 11 de setembro de 2001, estima que o governo americano terá de gastar US$ 30 bilhões.

Bush explicou à nação que criou uma espécie de força-tarefa e informou que já pediu autorização do congresso para usar verbas suplementares destinadas especialmente aos projetos de reconstrução.

Os esforços do governo americano têm agora, segundo o presidente, três prioridades: salvar vidas daqueles que ainda estão nas áreas de risco; garantir a vida dos que sobreviveram, com água e comida, por exemplo; e o início dos reparos da infra-estrutura das cidades que hoje estão sem luz e telefone. Outra preocupação do governo é o deslocamento daqueles que precisam sair de suas casas imediatamente. .

Depois de agradecer a todos os que ofereceram abrigo aos sobreviventes, Bush pediu a quem quiser ajudar agora, que envie dinheiro através de entidades de caridade, como a Cruz Vermelha..

Bush fez o discurso após sobrevoar ontem toda a área devastada pelo Katrina no Air Force One.