O Globo, n. 32779, 06/05/2023. Mundo, p. 17

Presidente é recebido por Charles III em Buckingham

Vivian Oswald


Em recepção no Palácio de Buckingham, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o anfitrião, o rei Charles III, que manifestou interesse por temas climáticos e economia circular. O brasileiro era um dos poucos chefes de Estado e de governo convidados para o evento, do qual participaram também o príncipe William, o próximo na linha sucessória, e Kate, sua mulher. A primeira-dama, Janja da Silva, também participou do encontro.

A última vez que Lula e Charles III haviam se encontrado cara a cara foi em março de 2009, quando o monarca ainda era o príncipe herdeiro e o presidente do Brasil estava em seu segundo mandato. À época, o agora rei e sua mulher, Camilla, foram recebidos por Lula e a então primeira-dama Marisa Letícia. O encontro aconteceu no Palácio do Planalto no momento em que um apagão atingira 60% do Distrito Federal. Para a sorte dos convivas, a recepção oferecida ao casal real foi salva por geradores.

Em março deste ano, poucos meses depois de ser eleito, Lula conversou por telefone com o monarca britânico. Na pauta, havia a vontade de se aprofundarem parcerias e discussões entre os dois países sobre a questão climática e proteção do meio ambiente, temais caros ao soberano, como deixou claro nos últimos anos e nos primeiros meses de seu reinado, a despeito da neutralidade constitucional que se espera do posto que assumira após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II.