Título: Lula cita Simón Bolívar
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/09/2005, País, p. A6

Durante seu discurso na formatura dos novos diplomatas, ao falar de política externa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil fez com que a Organização Mundial do Comércio (OMC) deixasse de ser ''um clube dos ricos''. O presidente aproveitou o momento para comemorar o fato de muitos líderes de esquerda terem sido eleitos presidentes em países da América Latina nos últimos anos.

- Para nossa felicidade, muitos militantes de esquerda na década de 80 estão se transformando em governo - disse Lula, citando o Uruguai e a Venezuela.

O presidente defendeu a política de ajuda financeira a países latino-americanos, através dos empréstimos do BNDES. Lula, seguindo o exemplo do presidente da Venezuela, Hugo Chavez, citou o nome do mártir da independência da região.

- O que Simón Bolívar tentou fazer com a espada estamos fazendo com a política de financiamento do BNDES - disse.

Durante seu pronunciamento, o presidente disse ter enfrentado muitas pressões quando se dispôs a realizar a Cúpula América do Sul-Países Árabes. Lembrou também que é preciso tratar com carinho a relação com os Estados Unidos e a União Européia.