Título: Palocci comemora expansão
Autor: Dimalice Nunes
Fonte: Jornal do Brasil, 02/09/2005, Economia & Negócios, p. A19

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho, comemorou ontem a expansão do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas pelo país) no segundo trimestre, de 1,4%. O ministro, que participou do Fórum Especial promovido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos - cujo tema era reforma das instituições brasileiras -, disse mais uma vez que o país não pode ficar paralisado por conta da crise política. Ele afirmou, ainda, estar seguro de que o país tem condições de fazer os ajustes necessários para consolidar sua trajetória de crescimento.

- A expansão do PIB confirma que estamos diante do melhor crescimento das últimas décadas - afirmou Palocci, acrescentando que o equilíbrio fiscal manterá os investimentos no país. - Os investimentos estão sendo realizados de forma elevada e vão assegurar uma trajetória de crescimento sustentável, acompanhado pela queda do desemprego - concluiu.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, declarou que o país conseguirá superar a crise política sem afetar a economia graças à conjuntura positiva.

- A crise de hoje é diferente das enfrentadas nos anos de 1963 e 1964, porque se dá em contexto de sólidos alicerces sociais, políticos e econômicos - afirmou Mantega, que chegou a apostar em uma expansão de 5% em 2006. - O segundo semestre será melhor que o primeiro e passará para 2006 com uma economia em plena efervescência.