O Estado de S. Paulo, n. 46643, 01/07/2021. Metrópole, p. A17

SP tem onda de frio e morte é relata

Ítalo Lo Re


Entidades ligadas à proteção da população de rua relataram ontem a morte de um homem na Praça da Sé, no centro da cidade, possivelmente ligada ao frio. São Paulo registrou no amanhecer desta quarta-feira a menor temperatura em cinco anos: 6,3º C. Diante das baixas temperaturas, a Defensoria Pública recomendou providências voltadas para a população de rua a fim de evitar mortes.

Segundo levantamento do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), morreram sete pessoas em situação de rua no inverno de 2020 e outras sete no inverno deste ano.

“Sempre nas baixas temperaturas há um aumento no número de mortes”, diz o coordenador do Movimento Nacional da População de Rua, Darcy Costa. Na madrugada de ontem, o movimento mapeou um óbito por homicídio e outro por causas desconhecidas. Este último foi de um idoso e se deu na Praça da Sé. A informação da morte coincide com a coletada pelo padre Julio Lancelotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua.

Segundo o padre Julio, nem sempre é simples verificar se a causa da morte de moradores de rua é o frio. “Nas madrugadas frias, os corpos vão para a necropsia e não conseguem detectar se foi por hipotermia”. Doenças que a população de rua tem, diz o padre, são agravadas nas baixas temperaturas. Os trabalhos para a entrega de agasalhos continuam diante do risco. “É por isso que nós entregamos muitos agasalhos, cobertores, moletons, jaquetas, luvas e o que puder ajudar”, conta.

A Prefeitura de São Paulo não confirmou a causa da morte verificada na Praça da Sé. Procurada, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) não respondeu.

Por meio de nota, a Prefeitura informou ter destacado o Clube Esportivo Pelezão apenas para receber pessoas que aceitarem acolhimento proposto pelas equipes da Operação Baixas Temperaturas. Na madrugada de ontem, foram acolhidas 227 pessoas e 200 cobertores foram distribuídos. A Defensoria Pública recomendou à Prefeitura a ampliação de vagas para acolhimento e criação de abrigos emergenciais em escolas, igrejas, hotéis, salões. Também pediu a suspensão imediata de quaisquer ações de retirada de pertences da população de rua.

Segundo a Climatempo, a previsão para hoje é de que o frio continue, com mínima de 6º C e máxima de 18º C.