Título: Itamar lança Aécio ao Planalto
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 03/09/2005, País, p. A6

Em sua primeira entrevista coletiva depois de deixar a Embaixada do Brasil em Roma e voltar ao país, o ex-presidente Itamar Franco criticou ontem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e lançou o governador Aécio Neves como candidato suprapartidário das ''forças de Minas'' à presidência da República em 2006. Itamar é do PMDB e Aécio, do PSDB. Segundo Itamar, Lula erra ao manter no cargo pessoas envolvidas em denúncias de corrupção, como o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles:

- Quando você deixa quistos no governo, eles acabam dando metástase.

Lembrou que no seu governo ele afastou três ministros que eram seus amigos pessoais por questões muito menores. Henrique Hargreaves (Casa Civil) foi um deles e depois que foi inocentado e voltou ao cargo.

Depois, Itamar especificou por que lançou Aécio:

- Minas tem que acordar, porque os paulistas estão se mexendo de forma muito audaciosa - disse, em referência à disputa entre o governador Geraldo Alckmin e o prefeito José Serra, para concorrer em 2006.

Indagado sobre a própria candidatura, o ex-presidente contou que foi sondado num telefonema do presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), mas declinou.

Ex-governador, ex-senador, Itamar foi vice de Fernando Collor e ocupou a presidência de outubro de 92 a 94. Ele deu dica sobre o cargo que pretende disputar:

- Gostei de ser senador.

Diante de uma pergunta sobre se Lula sabia ou não do que acontecia, Itamar disse: - Mesmo que soubesse, eu não o incriminaria, porque teria de começar um processo que não convém ao país. No meu governo, eu sabia. Das coisas mais graves. (FP)