O Globo, n. 32750, 07/04/2023. Brasil, p. 10

Novo Ensino Médio: “Não vamos revogar”, diz Lula

Vera Magalhães
Bernardo Mello Franco


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que a edição de uma portaria pelo Ministério da Educação para suspender o cronograma de implantação do Novo Ensino Médio não significa a revogação da reforma, mas uma pausa para aperfeiçoar o modelo. A declaração foi feita durante café da manhã do presidente com jornalistas no Palácio do Planalto.

O MEC finalizou na quarta-feira a portaria para suspender o cronograma de implementação do modelo no 1º e no 2º ano em 2023 e a necessidade de adaptação do Enem em 2024, medida que foi antecipada pelo GLOBO na segunda-feira.

O documento deve ser assinado pelo ministro Camilo Santana nos próximos dias. No último mês, entidades e outros atores ligados à área da educação pressionaram o governo pela revogação da lei que instituiu o novo modelo em 2017. Mas secretários estaduais de Educação e proprietários de escolas são contra.

Remodelação

De acordo com Lula, a suspensão do cronograma de mudanças servirá para que ele seja remodelado:

— O que nós vamos fazer: não vamos revogar e vamos discutir com todas as entidades interessadas em como aperfeiçoar o ensino médio. Vamos suspender por um período até a gente fazer um acordo que deixe todas as pessoas satisfeitas com o ensino médio desse país. É isso. Não foi revogado. Foi suspenso para que a gente rediscuta com a sociedade brasileira ligada à área da educação o que a gente quer do Novo Ensino Médio —detalhou o presidente no café da manhã.

A reforma do ensino médio foi aprovada durante o governo Michel Temer. O novo modelo prevê aumento gradual no número de horas cursadas, além da reorganização do currículo da etapa. A reforma estabelece que os estudantes façam uma formação básica geral e depois optem por um itinerário formativo, em que podem se aprofundar em determinados conteúdos.

Os itinerários formativos devem ser relacionados a Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas ou formação profissional.