Título: Ajuda segura cotações
Autor: Ricardo Rego Monteiro
Fonte: Jornal do Brasil, 03/09/2005, Economia & Negócios, p. A17
O anúncio de que a Agência Internacional de Energia (AIE) pretende enviar até dois milhões de barris de petróleo e derivados aos Estados Unidos para atenuar a crise de abastecimento no país contribuiu para segurar as cotações da commodity. O barril com entrega em outubro fechou o dia em queda de 2,73%, cotado a US$ 67,57 na Bolsa de Nova York.
Ontem, os 26 países-membros da AIE concordaram em liberar petróleo de suas reservas estratégicas para evitar a escassez nos EUA devido aos prejuízos das refinarias e plataformas atingidas pelo furacão Katrina no Golfo do México.
Segundo a agência, os países-membros ''apoiaram de forma unânime'' a medida, que terá validade inicial de 30 dias, com posterior reavaliação.
''A perda de produção no Golfo do México e o considerável prejuízo à infra-estrutura das refinarias e do transporte constituem uma séria interrupção do fornecimento'', anunciou a agência, em nota.
O Katrina interrompeu cerca de 90% da capacidade de produção de petróleo na região, que responde por cerca de 30% do fornecimento do produto e de um quarto da gasolina consumida nos EUA.