Título: Protesto longe do presidente
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 08/09/2005, País, p. A3
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ontem para as comemorações do Sete de Setembro na Esplanada dos Ministérios entre aplausos e vaias. Uma claque composta por 1.650 convidados do Palácio do Planalto envergou o verde-amarelo e o vermelho do PT para recepcionar o presidente. E para abafar as manifestações contrárias vindas do restante da platéia, mantida a uma distância segura dos olhos e dos ouvidos de Lula. Mas a festa do Dia da Independência foi morna na capital federal. Trinta mil pessoas segundo a contagem da Polícia Militar do DF - 20 mil a menos do que o esperado pela organização do evento - compareceram. Foi a metade do público do ano passado, organizada pelo publicitário Duda Mendonça.
A crise política afastou também os parlamentares das comemorações e apenas três deputados estiveram na Esplanada: Sigmaringa Seixas (PT-DF), Vicentinho (PT-SP) e Paulo Delgado (PT-MG). No entanto, 25 membros do gabinete de Lula estiveram no evento.
Com a tribuna oficial isolada das manifestações, Lula só escutou vaias em dois momentos: no início do cortejo e ao declarar aberto o desfile. Ele acompanhou a parada ao lado da primeira dama, Marisa Letícia, e do presidente da Nigéria, Olusegun Obasanjo, convidado especial. Na hora de ir embora, esperou que as atenções estivessem voltadas para a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.