Título: Cólera aumenta alerta
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 08/09/2005, Internacional, p. A7

A capital da Louisiana entrou em novo alerta ontem, com a divulgação da morte de pelo menos 10 pessoas devido a infecções bacterianas causadas pela contaminação da enchente. Na terça-feira, foi descoberta a presença da bactéria Escherichia coli, que causa disenteria. O temor agora é que a Vibrio vulnificus - uma bactéria encontrada na água insalubre e per tencente à família do germe que causa o cólera - também esteja fazendo suas vítimas.

Os centros para o Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos informaram o registro de um caso deste tipo em refugiados no Texas e ''três ou quatro no Mississippi'', confirmados pelas autoridades sanitárias locais. O porta-voz dos institutos, Tom Skinner, admitiu que os primeiros indícios levam a crer que as vítimas foram mesmo infectadas pelo Vibrio vulnificus.

A rede de televisão CNN informou ainda que cinco pessoas morreram de cólera em Nova Orleans, também por causa de contaminação pelas águas. A informação ainda não foi oficialmente confirmada.

Outras cinco pessoas foram encontradas mortas em suas casas - três na Flórida e duas em Louisiana. Segundo a Comissão de Segurança de Produto para o Consumidor, elas foram vítimas do uso impróprio de geradores de eletricidade em ambiente fechado. Dezenas de outros sobreviventes do Katrina foram hospitalizados depois de terem inalado monóxido de carbono proveniente da queima de gasolina dos aparelhos.

Segundo Patty Davis, porta-voz da Comissão, o monóxido de carbono liberado pelos geradores a gasolina é inodoro, por isso tão letal. As vítimas percebem que estão sendo envenenadas tarde demais.

- Colocar um gerador dentro de casa é a mesma coisa que ter um carro ligado numa garagem fechada - compara.

Davis adverte que os aparelhos de geração de eletricidade jamais devem ser usados em locais fechados, incluindo casas e porões - nem mesmo perto destes locais.

Os sintomas de intoxicação por monóxido de carbono incluem sentir-se tonto, fraco, enjoado e com sono. Assim que notarem essas sensações, as pessoas devem deixar o ambiente fechado imediatamente, diz Davis. As pessoas também devem evitar usar churrasqueiras em áreas internas, pois elas também produzem fumaça perigosa.

Mas em Nova Orleans, muitos moradores usam os aparelhos em casa, por medo de serem roubados.

- É melhor ter seu gerador levado do que ser envenenado. Não arrisquem - aconselha.