O Estado de S. Paulo, n. 46650, 08/07/2021. Metrópole, p. A19

Perguntas & Respostas: O retorno do ensino superior



1. Quais são as novas regras do ensino presencial?

Escolas de todo o Estado, públicas e privadas, podem receber quantidade indefinida de alunos, desde que seja mantido o distanciamento mínimo de 1 metro entre eles, e não mais de 1,5 metro ou de até 35% da capacidade, como ocorria até agora. A regra vale para todas as atividades e já começou nesta quarta-feira. Mas a maior parte das redes de educação básica, por organização ou férias, só deve adotar as mudanças em agosto.

2. Então como será a volta às aulas?

Na rede estadual, a volta às aulas presenciais será em 2 de agosto, após as férias que começam no próximo dia 15. A Prefeitura afirmou que seguirá o planejamento estadual e só receberá alunos a partir do próximo mês no novo sistema, apesar de não ter férias em julho. Para as redes federal e privada, as novas regras já podem ser aplicadas a partir desta quarta, mas há a questão de que algumas estão de férias.

3. Como fica o ensino superior?

As universidades podem receber até 60% da sua capacidade total, mas a restrição que permitia aulas práticas apenas para os cursos de Saúde não existe mais. A decisão foi comemorada por instituições particulares de ensino, que faziam pressão pela reabertura. Um dos gargalos para o ensino superior na pandemia tem sido a realização de atividades práticas. Com a restrição de funcionamento até agora, os estudantes de cursos como Engenharia não estavam autorizados a fazer atividades práticas nas faculdades, o que tem atrasado a formatura e travado o fluxo de novos alunos nas instituições.

4. Quais são as novas datas do calendário de vacinação em São Paulo?

O governador João Doria anunciou que o calendário será antecipado no Estado, mas ainda não definiu as novas datas. De acordo com ele, a expectativa é deque elas sejam divulgadas até a próxima sexta-feira. Essa nova organização só será possível porque, segundo o governador, São Paulo conseguiu adiantar a compra de 4 milhões de doses da Coronavac diretamente com a farmacêutica chinesa Sinovac.

5. Quais as novas regras de funcionamento para estabelecimentos comerciais?

A flexibilização do Plano SP permite que os estabelecimentos ampliem o horário de funcionamento até 23 horas, desde que com encerramento das atividades às 22 horas. Anteriormente, o fechamento era obrigatório às 21 horas. O atendimento também foi aumentado para 60% da capacidade total. A nova regra será mantida até o próximo dia 31, pelo menos.