O Estado de S. Paulo, n. 46650, 08/07/2021. Metrópole, p. A21

OMS dá aval a 2 remédios para reduzir mortes



A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou o uso no tratamento para a covid-19 de dois medicamentos para artrite reumatoide: Actemra (tocilizumabe), da Roche, e Kevzara (sarilumabe), da Sanofi. Utilizados individualmente, e combinados com corticoides, ambos podem ajudar na redução de mortes de pacientes de covid19 em quadro grave ou crítico. .

O estudo foi publicado na revista científica Journal of the American Medical Association (JAMA). Avaliando terapias, um grupo da OMS concluiu que o tratamento de pacientes de covid com os chamados bloqueadores de interleucina-6 "reduz o risco de morte e a necessidade de ventilação mecânica".

De acordo com a análise da OMS, o risco de morrer em 28 dias para pacientes recebendo um dos medicamentos para artrite com corticoides, como a dexametasona, é de 21%.

Para aqueles que receberam tratamento considerado padrão, o risco é de 25%. Isso significa que, a cada 100 pacientes, mais quatro sobrevivem, diz a OMS.

Além disso, o risco de progredir para ventilação mecânica ou a morte foi de 26% para aqueles que tomaram um dos remédios para artrite combinado a corticoides, em comparação com 33% daqueles que recebem o padrão.

Ou seja, a cada 100 pacientes, 7 mais sobrevivem sem ventilação mecânica. A análise cobriu 10.930 pacientes. / Com Agências Internacionais