Título: Caso Benício é o mais lembrado
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 04/09/2005, Brasília, p. D3
Segundo dados apresentados pelo Instituto Soma - Opinião e Mercado, a Câmara ainda tem muito a trabalhar sua imagem com a população do DF e desenvolver trabalhos positivos junto à comunidade. Metade das pessoas ouvidas pelo instituto desaprova a atuação da Câmara Legislativa. Em contrapartida, 57% dos entrevistados, no entanto, não soube apontar uma única denúncia envolvendo distritais em crimes ou esquemas de corrupção. O caso mais lembrado pela população - dentre os que citaram algum escândalo - é o envolvimento do deputado distrital Benício Tavares (PMDB) com denúncias de orgias sexuais com menores de idade em um iate no Amazonas, por cerca de 20% dos entrevistado. O caso foi arquivado na Comissão de Ética da Câmara, mas as investigações prosseguem no Tribunal de Justiça do DF. O deputado Pedro Passos (PMDB), atualmente na Secretaria de Agricultura, foi o segundo mais lembrado (13%). Durante a campanha de 2002 ele teve a prisão preventiva decretada, e chegou a ficar foragido, por conta de denúncias de grilagem de terras. O único caso de cassação da Casa, do ex-distrital Carlos Xavier, é recordado por apenas 9% das pessoas.
Sobre o exercício de suas funções como parlamentares, a população avalia que o Legislativo não está fiscalizando o GDF como deveria: 39% avaliam como insatisfatório este dever dos distritais. A maioria também acredita que seus representantes locais deveriam elaborar mais leis em favor da comunidade e discutir emendas ao orçamento do governo do DF.
Comparada à Igreja, aos médicos, à Justiça, aos sindicatos, aos empresários, à imprensa e aos governos local e federal, a Câmara Legislativa também vai mal na fita quando a análise é com relação a confiança nas instituições. Cerca de 71% confia pouco ou não confia nada nos trabalhos legislativos. Mesmo índice é encontrado quando a pergunta é relativa ao Congresso Nacional. As sondagens foram realizadas antes da deflagração do escândalo do mensalão na Câmara dos Deputados.