Correio Braziliense, n. 21598, 05/05/2022. Política, p. 4

Fux defende "Judiciário forte".



Ainda na sessão de ontem, os ministros do Supremo comentaram a necessidade de se defender o estado democrático e a normalidade institucional. Os integrantes da Corte se manifestaram sobre os esforços para distensionar a relação entre os Poderes da República.  

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, relatou aos colegas os encontros que manteve com o Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

Segundo Fux, no encontro com Pacheco, foi abordada a necessidade de um Poder Judiciário “forte, independente e responsável para manutenção da paz social e dos direitos fundamentais dos brasileiros”. Sobre a conversa com o ministro da Defesa, Fux destacou que o general Paulo Sérgio afirmou que as Forças Armadas estão comprometidas com o processo eleitoral e com a democracia.

O ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral e também integrante do Supremo, elogiou a atuação de Fux para restabelecer o diálogo institucional. E comentou: “Nossa missão constitucional é garantir que as próximas gerações tenham futuro, mesmo diante dos desafios direcionados às instituições democráticas.” 

Leia em: https://flip.correiobraziliense.com.br/edicao/impressa/3270/05-05-2022.html?all=1