Título: Em Nova York, longe da crise
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Jornal do Brasil, 07/09/2005, País, p. A3

Antes que o site da revista Veja divulgasse o documento com a sua assinatura, Severino Cavalcanti disse, em Nova York, que o assunto estava ''superado''. Severino está na cidade para uma viagem oficial de quatro dias e argumentou que o empresário Sebastião Buani negou as acusações de que teria pago a ele propina mensal. Mais tarde, após uma visita de cortesia à missão do Brasil na ONU, foi questionado novamente sobre as denúncias. Disse que, durante a viagem, não pretendia falar sobre a ''crise brasileira''.

Apesar da crise e do pedido de abertura de processo para cassação de seu mandato, que seria apresentado pela oposição, Severino preferiu manter a viagem. Ele será um dos oradores da 2ª Conferência Mundial de Presidentes de Parlamentos, que acontece entre hoje e sexta-feira na sede da ONU, em Nova York.

O parlamentar embarcou em São Paulo e viajou na primeira classe de um avião da Varig, acompanhado apenas pela mulher, Catarina Amélia. Em Nova Iorque, era esperado por dois assessores da Câmara e por um representante da missão brasileira na ONU.