Título: Abin tem novo diretor
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 07/09/2005, País, p. A6

O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Márcio Paulo Buzanelli, 55, afirmou ontem, ao assumir o cargo, que ''como cidadão'' acompanha e é favorável às CPIs do Congresso Nacional. No entender de Buzanelli, a nomeação ''sinaliza a decisão do governo de fortalecer o caráter profissional do órgão''. Buzanelli substitui o delegado Mauro Marcelo de Lima e Silva, 45, que pediu demissão em julho. O motivo foi a divulgação de uma mensagem de sua autoria que ironizava os membros da CPI dos Correios, chamando-os de ''bestas-feras em pleno picadeiro''. Foi uma crítica à forma como a comissão colheu o depoimento de Edgard Lange, agente do órgão.

A indicação de Buzanelli, ex-integrante da área de espionagem interna durante a ditadura, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta resistência de setores do governo e movimentos e entidades ligados aos direitos humanos.

Em seu discurso, Buzanelli afirmou que é preciso ''fortalecer os canais existentes, sobretudo com o Poder Legislativo''. Disse também ser preciso ampliar o serviço de inteligência no interior do país.