Título: Rodovia vai custar US$ 810 milhões
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 09/09/2005, País, p. A5

A Rodovia Interoceânica, que teve sua pedra fundamental lançada ontem pelos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do Peru, Alejandro Toledo, e da Bolívia, Eduardo Rodríguez, vai ligar o Atlântico ao Oceano Pacífico. O custo da obra é de US$ 810 milhões. Lula, Toledo e Rodríguez estiveram em Puerto Maldonado, uma área amazônica ao leste do Peru, para inaugurar a obra. Três consórcios liderados pelas empreiteiras brasileiras Norberto Odebrecht e Andrade Gutierrez venceram a licitação e terão a concessão da rodovia.

- Estamos inaugurando um novo capítulo na história da região amazônica e da região sul-americana como um todo - disse Lula em discurso, referindo-se à estrada como ''uma poderosa ferramenta de progresso''.

Durante o pronunciamento, Lula citou mais uma vez o herói da independência sul-americana, Simon Bolívar, e disse que quando os políticos sérios discutem, as realizações acontecem.

- Quando políticos sérios têm conversas sérias, transformam essas conversas em realidade. Estamos passando das eras dos discursos para a era da prática - disse Lula, que completou:

- Hoje iniciamos a integração física dos nossos países, nossas fronteiras deixam de ser uma linha de divisão.

As empresas brasileiras construirão três trechos, somando 1.200 quilômetros de estrada. O objetivo é completar o Eixo Viário Interoceânico Sul, que tem uma extensão de 2.600 quilômetros só no Peru. No lado brasileiro já existe uma rodovia de 4.345 quilômetros que vai da fronteira com Peru e Bolívia até Santos (SP).

A Rodovia Interoceânica vai incentivar principalmente o comércio entre as três nações e do Brasil com a Ásia, para onde o país vende minerais, carnes, café e outros produtos.

O eixo viário unirá a localidade de Assis Brasil (AC) com os portos peruanos de Ilo, Maratani e Marcona. Estima-se que seu tráfego representará 1,5 ponto percentual a mais para o PIB peruano.

A previsão é de que a nova estrada reduza em um dia o trajeto entre a fronteira com o Brasil e qualquer dos três portos no sul do Peru. Atualmente, a viagem dura uma semana. O projeto rodoviário abrange 32% do Peru e beneficiará 20% dos seus 28 milhões de habitantes em dez regiões, segundo o governo.