Correio Braziliense, n. 21539, 07/03/2022. Política, p. 5

Landim, nome de Bolsonaro na Petrobras



O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, foi indicado pelo governo para a presidência do Conselho de Administração da Petrobras. Substituirá o almirante Eduardo Bacellar Ferreira, que anunciou a saída do cargo alegando querer passar mais tempo com a família. A eleição do novo colegiado será em 13 de abril.

Landim tem laços estreitos com Bolsonaro e posou, no Palácio do Planalto, entregando a ele uma camisa do clube. Nos bastidores, especula-se que o cartola do futebol será o executor da política de preços do presidente, crítico do atrelamento dos preços internos à variação do mercado global do petróleo.

A mudança no conselho vem num momento de pressão de Bolsonaro sobre Joaquim Silva e Luna, presidente da Petrobras, devido dos preços dos combustíveis. O general tem seguido a política de Preço de Paridade de Importação, criada em 2016, que promove reajuste dos combustíveis em linha com os mercados internacionais. Isso tem sido feito, mas em intervalos maiores do que os adotados pelos presidentes anteriores da empresa. Desde 12 de janeiro, a estatal não mexe no valor dos combustíveis.

Landim não é neófito no setor: foi presidente da Gás Petro e da Petrobras Distribuidora, entre 2003 e 2006. Também trabalhou em empresas da área de petróleo e mineração. Mas, em novembro passado, foi denunciado pelo Ministério Público Federal por prejuízos a um fundo de pensão.

De acordo com o MPF, ele e mais três pessoas — Demian Fiocca, Nelson José Guitti Guimarães e Geoffrey David — praticaram gestão fraudulenta ao aplicar os recursos do FIP Brasil Petróleo 1 na empresa americana DeepFlex Inc., cuja sede fica em Houston, nos Estados Unidos. A denúncia foi feita à 10ª Vara Federal Criminal.

A lista de candidatos para o Conselho de Administração tem Landim, Luna, Carlos Eduardo Lessa Brandão, Luiz Henrique Caroli, Márcio Andrade Weber, Murilo Marroquim de Souza, Ruy Flaks Schneider e Sonia Julia Sulzbeck Villalobos. Para o Conselho Fiscal, os nomes são Agnes Maria de Aragão da Costa, Marisete Fátima Dadald Pereira, Sérgio Henrique Lopes de Sousa, Alan Sampaio Santos, Janete Duarte Mol e Otavio Ladeira de Medeiros.