Título: ''Nunca falei fino''
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 10/09/2005, País, p. A3

Em Nova York, antes da entrevista coletiva na qual anunciou que iria antecipar sua volta ao Brasil, o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, discursou na 2ª Conferência Mundial de Presidentes de Parlamento, no plenário da Organização das Nações Unidas (ONU). Severino foi o 12º parlamentar a se pronunciar e antes de começar disse que estava disposta a falar grosso:

- Nunca falei fino. Os que falam fino é que não gostam de mim - disse, fazendo menção indireta à pressão para que deixe o cargo de presidente.

Ele começou seu pronunciamento mostrando pesar pelas vítimas do furacão Katrina. Falou por cinco minutos diante de uma platéia dispersa e destacou a intenção do Congresso Nacional de cumprir as metas do milênio, estabelecidas pela ONU, antes de 2015. A crise política não foi citada.

Um protesto também fez parte do discurso do presidente da Câmara. Ele se disse contrário a decisão de impedir que parlamentares de Cuba e do Irã fossem aos EUA. Ao terminar, foi aplaudido timidamente.

Antes do discurso na ONU, Severino falou a empresários numa reunião do Council of the Americas, onde não conseguiu evitar comentar a crise. Segundo alguns presentes, ele disse que as denúncias que recaem sobre o governo e o Congresso não afetaram a economia e defendeu a política econômica.